1. Pesquise e compare preços
Nunca compre na primeira loja. Cuidado com descontos milagrosos. Pesquise e compare valores em outras lojas para saber se está fazendo um bom negócio.
2. Adie a compra
Quando você gostar muito de algum produto espere alguns dias para comprá-lo. Nesse meio tempo, avalie se você realmente precisa do item ou se é apenas um desejo passageiro.
3. Faça listas de compras
Liste os itens que precisa antes de ir ao supermercado. E só compre o que estiver na lista. Lembre-se de comparar os preços e procurar o lugar mais em conta.
4. Priorize sonhos
Coloque no papel suas metas pessoais, profissionais e financeiras. É muito mais fácil economizar quando temos metas bem claras. Pois elas servem de bússola para nossas atitudes e decisões financeiras.
5. Cuidado com o cartão de crédito
Cartão de crédito é uma forma de pagamento. Portanto, tenha em mente os seus limites de orçamento, e não o crédito disponível. Além disso, evite fazer muito parcelamento.
6. Priorize as compras à vista
Aqui no Brasil, temos o hábito de fazer muitas compras com parcelas a perder de vista. As chamadas “parcelas que cabem no bolso” podem, em vários momentos, levar ao descontrole.
7. Negocie e peça desconto sempre
Uma forma de valorizar o dinheiro e fazer o consumo consciente é uma boa negociação. Planeje sua compra, guarde dinheiro e busque opções inteligentes na hora de comprar.
8. Cheque especial não é renda
O cheque especial é uma linha de crédito e não complemento de sua renda. Planeje os seu gastos para não contar com esse crédito. Já que ele é muito caro e pode acabar com o seu orçamento.
9. Não se esqueça do planejamento financeiro
Faça sempre o seu planejamento financeiro. Controle seu consumo, fique de olho nas receitas para não ter surpresas. Use uma planilha ou aplicativo para acompanhar seus gastos.
10. Cuidado com o Status
Mais importante do que ter é ser. Não gaste mais do que pode para impressionar. Você pode comprar o que quiser, desde que tenha uma estratégia. Assim, você evita que isso se torne um problema financeiro.
O que eu faço para parar de comprar?
Compras por impulso é um grande problema do mundo atual. Por isso, quem sofre com isso precisa estar realmente dispostos a mudar. O primeiro passo é entender que existe um problema sério e pedir ajuda. Em seguida, deve-se agir tanto com a pessoa que enfrenta o problema, quanto com a família.
A educação financeira é uma grande aliada nesse momento. Ou seja, acima de tudo é uma prática que estará ao lado da pessoa por toda a vida.